Link-us:
Total de visitas: 10102
|
oque é mangá??
olá qui nesse lugar do site vc aprenderar oque é mangá!?!?
Mangá é o termo usado para denominar as história em quadrinhos no Japão, atualmente, caracteriza toda a produção japonesa em histórias em quadrinhos. Suas características são: os olhos grandes e expressivos que demonstram emoções, roteiros dinâmicos e de rápida leitura (cinematográficos), preza mais o movimento e a ação.
Mas para conhecer melhor a verdadeira essência do mangá, vamos ver um breve resumo de sua história.
» CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO MANGÁ
Voltando nossos olhos para um Japão do século VI e VII DC. , notamos o povo japonês abraçando a poderosa crença Budista e os pergaminhos chamados Chojugiga, que apresentavam animais em situações humanas. Chojugiga que significa, literalmente, "quadros humorísticos de animais e pássaros", era a primeira aparição do mangá no Japão.
Durante o período da guerra de Kamakura, era criada um tipo de arte de realismo grotesco que se referia, paralelamente, aos ensinos de Buda, fazendo o homem ponderar sobre a sua estupidez e culpa pelos corpos de pessoas no meio de excrementos, que a guerra trazia. Tudo isso dentro de humor zombeteiro por isto, podemos falar que era um estilo de cartoon. Muito desses pergaminhos faziam o homem refletir nas batalhas fúteis que ocorriam.
Seguindo para o período de Edo, as pessoas da classe mercantil exigiam um entretenimento barato. Com esse intuito foi criado um estilo especial para o consumo em massa, que retratavam as pessoas nos prazeres e passatempos da vida, eram chamadas ukiyo-e. Muitos indivíduos da classe alta consideravam este tipo de arte um lixo.
Como criar um ukiyo-e era muito barato, muitos foram transformados em embrulhos de chá. Mas foram estes embrulhos de chá que inspiraram, os europeus, a criar as histórias em quadrinhos modernas.
Katsuhika Hokusai (1760-1849), que era artista nesta mesma época definiu o termo mangá em 1814. Este termo nada mais é que a união de dois ideogramas japoneses "MAN" (irrisório ) "GA" (imagem), ou seja, o mangá não significa apenas história em quadrinhos, e sim, cartoons, caricaturas e impressos de histórias em quadrinhos.
|
A primeira mangá oficial também foi lançada nesta época, pela obra "Tobae Sankokushi" de Oka Shumboka.
Desde o princípio deste gênero artístico, os artistas e leitores eram estritamente masculinos. Constantemente os temas usados tinham como principal enfoque a mulher como objeto sexual. Com a chegada do século XIX, um homem conhecido por General Perry fez com que as mulheres tivessem um envolvimento maior com o mangá. Mas ainda eram a minoria até os tempos atuais.
O mangá que hoje conhecemos, com dramaticidade, ressaltando os sentimentos humanos em relação ao ambiente, foi desenvolvido por OSAMU TEZUKA (de Kimba, O Leao Branco; A Princesa e O Cavaleiro, Black Jack, entre tantos outros), que não é considerado de "deus do mangá" a toa. Até então, as HQs eram meras inanimações de um teatro grego. Tezuka (que já esteve no Brasil no início da década de 80) decidiu usar em suas histórias em quadrinhos as técnicas usadas no cinema, como ângulos de câmeras, fotografia, o impressionismo do cinema alemão de 1930 (alcançando seu êxtase com Metropolis), dentre outras coisas da cinemática. Palavras, sentimentos e emoções transformaram-se em imagens; o que era abstrato vira concreto através do desenho. Osamu Tezuka foi o maior revolucionário dos quadrinhos japoneses, influenciando até mesmo desenhistas estrangeiros (Maurício de Souza é um deles...), mas foi SANPEI SHIRATO que conseguiu o devido respeito aos quadrinhos pelos intelectuais. Em 1964, Shirato cria a série de mangá KAMUIDEN ("A Lenda de Kamui"), que conta sobre a revolta dos camponeses contra os senhores feudais, provando que os quadrinhos podem ir muito além de um simples entretenimento para mero passatempo. As revistas de mangá começaram a se desenvolver mesmo somente após a 2º guerra mundial. A produção era artesanal e, ao invés da venda, as revistas eram alugadas em lojas de aluguel de livros, chamadas Kashi Honya. Posteriormente, com crescimento do gosto do público por esse tipo de publicação, as kashi honya transformaram-se em editoras e passaram a produzir os mangás em escala industrial... e põe escala industrial nisso! Hoje, os números são assustadores em tudo que se refere ao mangá. Atualmente conta-se com mais de 270 títulos de revistas dispostas no mercado japonês, com 15 à 20 títulos de mangá por revista! A cada ano, a venda das revistas chegam ao valor de mais de 5 bilhões de reais, mais de dois bilhões de exemplares vendidos, o que daria uma revista de mangá para cada 3 habitantes do planeta! O recorde de venda de um mesmo número de revista também é a do mangá: a SHONEN JUMP, revista com quadrinhos destinados à garotos adolescentes de 12 à 16 anos, teve uma venda de 6.500.000 de uma mesma edição, e a revista é semanal! E ainda há as revistas amadoras e independentes, chamadas doujinshi (que é o mesmo que os fanzines aqui, mas a semelhança só fica nos ideais de ambas). Algumas com excelentes qualidades gráficas (algumas tem capa dura e papel de seda ou arroz por dentro), chegam a vender 10.000 exemplares de uma única edição! Acredite, até fanzine no Japão dá dinheiro! Numa convenção que quadrinhos que ocorreu em 2001, reuniu 22.000 grupos de fanzineiros.
|
» OS VÁRIOS ESTILOS DE MANGÁ
Kodomo Manga É um manga feito para crianças.A arte não é muito rebuscada.As histórias são engraçadas e animadas.Ex:Doraemon , Anpnman, Hello Kitty, etc
|
Shonen Manga É o manga para garotos.A arte é detalhada e os traços são fortes.Os enredos são baseados em brigas, esportes, etc. Ex:Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, Samurai X, etc..
|
Shojo Manga Manga para garotas. Traço leve e diagramação clara e limpa.Costumam mostrar aventuras mescladas com dramas amorosos. Ex:Sailor Moom, Sakura, etc...
|
Josei(Mulheres) , Seinen(Homens) Os assuntos abordados para os adultos giram em torno dos problemas familiares, dilemas profissionais e relacionamentos complicados.Possui traços realistas. Ex: Cry Freeman, ...
|
Gekiga:Manga sobre samurais. Ex:Vagabond,Lobo Solitário..
|
|
|